Na formação de um especialista em Periodontia, há sete livros clássicos importantes. Alguns se atém apenas às descrições histológicas e técnicas cirúrgicas, enquanto outros são um pouco mais interdisciplinares, aproximando-se da Prótese Dentária e da Implantodontia.
No geral, temos uma excelente visão da prática clínica. Alguns dos títulos abaixo se encontram fora de catálogo, enquanto outros não saem das prateleiras dos colecionadores nem por decreto.
Todos esses títulos podem ser encontrados em grandes bibliotecas.
Um aviso: não se deem por contentes pelas breves descrições abaixo. Esses livros, quando examinados atentamente, trazem verdadeiros tesouros.
Boas leituras!
Goldman HM, Cohen DW. Periodontal Therapy.
Esse livro (em 36 capítulos, na quinta edição) envolve tanto a prática da Periodontia, quanto a dos pequenos movimentos ortodônticos, do ajuste oclusal, e a prótese periodontal.
Difícil descrever a importância que nomes como Henry Goldman, Morton Amsterdam, Morris P. Ruben, Jay Siebert, Leonard Abrams, J. Coslet, Robert Genco, Gerald Kramer, Harald Loe, Max Listgarten, Stahl, Arnold Weisgold, e tantos gigantes desta área continuam demonstrando em nossa prática.
Destaque para os brasileiros Simao Kon, Waldyr Janson e Arthur Belém Novaes na escrita e contribuições para o capítulo "Healing of periodontal surgical wounds" (Cicatrização das feridas cirúrgicas periodontais - Capítulo 31, quinta edição), junto com Sidney Schulman.
Schroeder HE. The Periodontium. Springer-Verlag, 1986.
Descrições anatômicas do Periodonto, compostas por cortes histológicos, microscopias eletrônicas de varredura, e excelentes desenhos esquemáticos. Cada capítulo é dedicado a um componente. Ainda, repleto de referências clássicas. São 420 páginas para compreender como o periodonto funciona.
Lindhe J. Tratado de Periodontologia Clínica e Implantologia Oral. Guanabara Koogan, 2010.
Jan Lindhe e seus trabalhos têm uma importância considerável na Periodontia. As edições seguintes incorporaram a Implantodontia, bem como as colaborações de Niklaus Lang e Thorkild Karring. Uma verdadeira "bíblia" da Periodontia.
Nas versões atuais (48 capítulos e 1376 páginas na sétima edição), esse material ganhou mais corpo com a chegada de William Giannobile, Tord Berglundh e Mariano Sanz.
Ainda, Maurício Guimarães Araújo e Magda Feres deixam suas reflexões em diversos capítulos.
Rosenberg MM, Kay, Keough, Holt. Tratamento Periodontal e Protético Para Casos Complexos. Quintessence Books, 1992.
A relação entre a Periodontia e a Prótese, numa época onde o mundo dos implantes dentários nem tinha a evidência dos dias de hoje. Além das noções cirúrgicas básicas sobre o periodonto, esse livro traz uma sequência para confecção de coroas provisórias e considerações fundamentais para o desenvolvimento da prótese periodontal, esplintagem, conceitos sobre mobilidade, o uso da prótese híbrida (fixa/removível), e a seleção estratégica dos dentes.
Polson AM. Periodontal Regeneration. Quintessence. 1994.
Na época, com 12 capítulos escritos por grandes autores em suas áreas, esse livro traz o cruzamento dos dados longitudinais com as reflexões sobre as terapias regenerativas mais importantes, na visão de Jack Caton, Gary Greenstein, Alan Polson, Philip Hanes, Steven Garrett, Preston Miller Jr., James Mellonig, Raymond Yukna, Raul Caffesse, Carlos Nasjleti, William Becker, Victor Terranova, Ray Price, F. Nishimura, Samuel Lynch, G. Pini Prato, Carlo Clauser, Pierpaolo Cortellini.
Sclar AG. Tecido Mole e Considerações Estéticas em Periodontia. Quintessence, 2011.
As origens do "enxerto palatino epitelizado", do "retalho interposto de tecido conjuntivo-periósteo vascularizado" e da técnica do "Bio-Col" estão aqui. Este livro é uma ponte de transição entre a Periodontia e a Implantodontia, dada a necessidade manipulação estética na região anterior da maxila.
Cohen ES. Atlas de Cirurgia Periodontal Reconstrutiva e Cosmética. Editora Santos, 2008.
Como o próprio título diz, um "Atlas" no seu tamanho e conteúdo. Traz um fluxograma histórico sobre a criação dos tipos de cirurgia em Periodontia, além de abordar todos os tipos de manobras cirúrgicas para espaços edêntulos pequenos e extensos, e utilizar desenhos esquemáticos para os tipos de suturas.
Comments