Prótese de zircônia monolítica para espaços interoclusais reduzidos: a altura do pôntico
- PAULO ROSSETTI
- 23 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de fev.

Desde a introdução da zircônia (óxido de zircônio dopado com óxido de ítrio) monolítica como material na Odontologia restauradora, duas dúvidas sempre foram recorrentes:
vai suportar a carga oclusal? Até que ponto? Estaria dentro dos padrões fisiológicos?
poderia ser usada em espaços interoclusais reduzidos? O prejuízo seria muito grande?
Neste ponto da história, sabíamos que a relação entre o material de recobrimento (porcelana feldspática, por exemplo) e a infraestrutura em zircônia mostravam uma interação mecânica onde era possível haver trincas ou delaminações depois de algum tempo de uso clínico. Claro, não em todos os casos.
Ainda, que a geometria do pôntico, especialmente a curvatura da sua superfície voltada para a gengiva (intaglio) era um calcanhar de Aquiles.
Assim, através de estudos prévios conduzidos entre 2014 e 2015, decidimos testar o problema número dois que, para nossa sorte, acabou sendo publicado no ano de 2019.
Em resumo, fizemos o desenho de uma PPF CAD/CAM em zircônia monolítica (Zirconia Pretau, Zirconzahn, 25mm de comprimento), com o pilar distal (segundo molar) em duas situações clínicas possíveis:
situação 1: ao mesmo nível do segundo pré-molar
situação 2: 3mm acima do nível do segundo pré-molar
os conectores tinham 5 mm de altura e 3 mm de largura
A situação número 2 era a simulação do espaço interoclusal reduzido, uma situação completamente possível e que gera muitas discussões restauradoras.
Após aplicarmos as cargas de fratura, obtivemos:
situação 1: 1747 N
situação 2: 1817 N
Seis anos depois, um grupo de pesquisadores da Espanha, conduzindo ensaios mecânicos com próteses de zircônia monolítica CAD/CAM (Lava Esthetic, 3M), acaba de reportar que:
pônticos com superfície plana e 8 mm de altura: 2259 N
pônticos com superfície côncava e 8 mm de altura: 2217 N
pônticos com superfície plana e 5,5 mm de altura: 1458 N
pônticos com superfície côncava e 5,5 mm de altura: 1486 N
Comparando a situação do estudo de 2019 com os achados de 2025 , percebemos que os valores nas situações de conectores com 5,5mm de altura são muito parecidos, não é?
Nosso dia de sorte grande? Quem sabe!
De qualquer forma, ficou melhor para os nossos pacientes.
Comments