A matéria de capa mais recente da revista Sorrisos Brasileiros destaca o número de profissionais clínicos de Odontologia no Brasil.
Entretanto, um olhar mais atento nas especialidades revela dados interessantes para o trio abaixo:
especialistas em implantodontia: 19.683
especialistas em cirurgia e traumatologia: 7.123
especialistas em prótese bucomaxilofacial: 68
Qual seria o motivo desta discrepância nas proporções entre os que fazem implantes e os que fazem a prótese bucomaxilofacial?
o número de cursos ofertados é pequeno?
o número de clínicas particulares com esta especialidade é pequeno?
os convênios médicos particulares não cobrem este tipo de reabilitação?
o número de especialistas em centros públicos é pequeno?
Analisando mais uma vez os dados no site do CFO, observamos que, os cursos onde a única especialidade ofertada era a Prótese Buco Maxilo Facial:
são 20, no total, com a maioria dos profissionais (14) formada em SP, e um profissional para cada estado (AM, GO, MG, PR, SC, SE)
no restante, temos os cursos com dupla ou tripla certificação, contendo a especialidade, chegando aos 68 especialistas citados na matéria.
Dada a capacidade tecnológica atual, onde esse tipo de prótese pode ser gerado após escaneamento facial e com a adaptação de técnicas já utilizadas em prótese total ou pela impressão 3D com polímeros de comportamento biomecânico capazes de resistir melhor ao desgaste pela luz solar, esperamos que a prática seja mais difundida nos próximos anos.
Comments